O nome "Lapa", origina-se do vocábulo pré-céltico "lappa" em referência a uma grande pedra ou laje que forma um abrigo.
8 fatos sobre a lapa
Em 1894, ocorreu um confronto conhecido como "Cerco da Lapa", que envolveu pica-paus e maragatos. Onde os Pica-paus, legalistas, partidários de Marechal Floriano Peixoto e Maragatos, federalistas, contrários ao governo de Floriano Peixoto.
Com origem ligada ao tropeirismo, a Lapa é uma das cidades mais antigas do Estado do Paraná, fundada em 1769.
Conserva um Centro Histórico com edificações originais do século XIX e início do século XX. As ruas de paralelepípedos, as réplicas de luminárias antigas e construções em estilo Luso-Brasileiro encantam os visitantes.
Sua primeira denominação foi de "Freguesia de Santo Antônio da Lapa", sob a jurisdição da vila de Curitiba em 1797. Em 1806 tornou-se a "Vila Nova do Príncipe". 1872 foi elevada à categoria de Cidade com a denominação de "Lapa".
Em 1847 na gruta do monge viveu o místico João Maria D’Agostinis, monge que se dedicava ao estudo das plantas, medicava enfermos, realizava profecias e fazia orações.
Os saborosos pratos típicos, como o virado de feijão com torresmo, a quirera, os tijolinhos de abóbora e a coxinha de farofa fazem da gastronomia um importante atrativo.
Com mais de 48 mil habitantes, cerca de 60% da população da Lapa se concentra no meio urbano, mas ainda possui uma população rural significativa, distribuída em 64 comunidades rurais.
Origem da lapa
DENOMINAÇÃO
A Lapa teve início como povoado no tempo dos tropeiros, por volta de 1731, quando por aqui passavam e faziam pouso os homens responsáveis pelo comércio animal do país, compondo o Caminho das Tropas ou Caminho de Viamão. No entanto, há registros de que já em 1541 andou por estas terras o primeiro desbravador, D. Alvar Nunez Cabeza de Vaca, a mando do Rei da Espanha, e depois dele outros desbravadores e bandeirantes. Porém, muito antes do homem branco chegar, há indícios arqueológicos da habitação de povos indígenas das tribos Kaigang e Guarani.
No século XVII, por consequência das atividades de mineração, o povoamento do território paranaense se restringia principalmente ao litoral e à região de Curitiba. Apenas ao norte da Vila de Curitiba existiam algumas fazendas de gado bovino. Os altos preços pagos em ouro pelo gado expandiram esse comércio. Em função do mercado forte em Minas Gerais, as fazendas do Rio Grande do Sul passaram a suprir o mercado mineiro. Na inexistência de estradas para a subida das tropas de gado, o governo de São Paulo determinou a abertura de uma estrada que ligasse o Rio Grande do Sul até a região dos Campos Gerais.
Após expedições de bandeirantes que vieram do Norte e do Sul para essa região abrindo estradas, Manoel Rodrigues da Mota refez a estrada. Por seus esforços, aquela estrada passou a se chamar Estrada do Mota, que mais tarde teve o nome alterado para Estrada da Mata. Esse trecho de estrada fazia parte do que viria a ser chamado de Caminho do Viamão, que ligava o Rio Grande do Sul a Sorocaba, em São Paulo.
Ao longo da estrada foram se estabelecendo vários “pousos” ou “invernadas”, locais apropriados para a engorda do gado antes de prosseguir viagem. Esses fatores, fundamentais para o povoamento, atraíram os primeiros habitantes da Lapa - João Pereira Braga e sua mulher, Josefa Gonçalves da Silva. A presença, na margem ocidental do Rio Iguaçu, do Registro de Curitiba – posto construído para cobrança de direitos sobre a passagem de animais – fazia com que os tropeiros permanecessem mais tempo, criando condições para o início do povoamento.
Em 1768, moradores solicitaram uma sesmaria (concessão de terras no Brasil pelo governo português) para o patrimônio de uma igreja e foram atendidos. No dia 13 de junho de 1769, o Padre João da Silva Reis (filho de João Braga e Josefa) tomou posse deste patrimônio, instalando a Freguesia de Santo Antônio de Lisboa. Em 13 de junho de 1797, passou a se chamar Freguesia de Santo Antônio da Lapa. No ano de 1806, quando o número de habitantes era de 2.235, o Capitão português Francisco Teixeira Coelho elevou a freguesia para a categoria de vila, surgindo assim a denominação Vila Nova do Príncipe.
Com a criação da Província do Paraná e sua consequente organização judicial, a Vila Nova do Príncipe passou a ser o 5º Termo Judiciário e Policial da Comarca da Capital. Em 30 de maio de 1870, tornou-se Comarca, tendo sua instalação em 11 de junho de 1871.
No dia 07 de março de 1872, a Vila Nova do Príncipe teve seu território desmembrado de Curitiba e foi emancipada como município, passando a se chamar Lapa, nome pelo qual o lugar era conhecido devido à grande quantidade de pedras existentes na região.
O MONGE
O município da Lapa situa-se entre o primeiro e o segundo Planalto Paranaense e destaca-se em sua geografia a Escarpa Devoniana, paredão rochoso onde se encontra a Gruta do Monge, conhecida pelos poderes místicos e milagrosos atribuídos ao monge
João Maria D’Agostinis. “São João Maria”, como era conhecido, dedicava-se ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, realizava profecias e fazia orações, razão pela qual o local – hoje parte do Parque Estadual do Monge – é procurado por pessoas que buscam cura para seus males e por fiéis que fazem pedidos e promessas a “São João Maria”. Registros históricos apontam que foram três os monges que passaram pelo Paraná e Santa catarina.
De acordo com a lenda, os monges faziam previsões diversas. Alguns dizem ser possível perceber a imagem de uma santa na fenda existente na pedra que serviu de
abrigo ao monge João Maria – conhecida como pedra partida.
O CERCO DA LAPA
Após a Proclamação da República, em 1889, surgiram desavenças em vários pontos do país, a exemplo de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Marechal Deodoro renunciou e o vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto, ocupou seu lugar, crente de que essas desavenças nas diferentes províncias cessariam naturalmente, o que não aconteceu. A insurreição iniciou no Rio Grande do Sul, quando revolucionários federalistas, seguidores de Silveira Martins, incitam uma guerra contra o governo de Floriano Peixoto. Para contê-la, uniram-se os republicanos liderados por Júlio de Castilhos, por esse motivo chamados “castilhistas”. Não havia uma causa incontestável para a revolução, mas três possibilidades: críticos do regime republicano, que ansiavam pela volta da monarquia; partidários do regime republicano, mas que queriam outro líder, que não Floriano Peixoto, e aqueles que eram a favor de outras formas de governo, menos centralizadas, como o presidencialismo moderado ou o parlamentarismo republicano.
Gumercindo Saraiva, posterior líder da Revolta que sitiou a Lapa, participou nas primeiras batalhas contra os castilhistas, em 1893, no Rio Grande do Sul. De lá, ele e suas tropas partiram para Santa Catarina e Paraná. Essa rota era obrigatória para atingir a então capital do Brasil, o Rio de Janeiro. Estava instaurada a guerra entre “maragatos”, federalistas contrários ao governo e “pica-paus”, os republicanos. Os federalistas receberam tal denominação porque eram oriundos de Maragateria, na Espanha. Já os pica-paus eram assim chamados pela semelhança de sua vestimenta, com divisas brancas e boné vermelho, com a plumagem do pássaro de mesmo nome.
Diante da constatação de que seria impossível a pacificação no Sul, o Marechal Floriano Peixoto enviou Francisco de Paula Argolo para comandar o 5º Distrito Militar. Em outubro de 1893, o general Argolo reuniu uma força expedicionária em Curitiba e seguiu para a Lapa, onde foi recebido por Joaquim Lacerda. Além da Lapa, havia tropas de resistência republicana em Paranaguá e Tijucas.
As cidades de Tijucas e Paranaguá não resistiram aos invasores e restou à Lapa conter o avanço dos federalistas. No dia 02 de dezembro, o General Argolo passou o comando ao Coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro.
No dia 14 de janeiro de 1894 foram avistadas na estrada de ferro as forças atacantes, com aproximadamente 1.200 homens. Em 17 de janeiro tiveram início os ataques à cidade, que resistiu bravamente por 26 dias, com um exército de 900 homens. A Lapa ficou sitiada, sem comunicação com o exterior e sem possibilidade de fuga, já que as estradas de ferro e de rodagem estavam interceptadas. Faltava comida, água e os cadáveres em decomposição exalavam mau cheiro. Mesmo assim e apesar das notícias de que os revoltosos tinham tomado outras cidades do Paraná, Gomes Carneiro não aceitou conversar com qualquer emissário a respeito da rendição.
A capitulação somente ocorreu no dia 11 de fevereiro, dois dias após a morte do General, que fora gravemente ferido durante combate. Em seu leito de morte, repete: “Resistência, resistência... Resistamos camaradas, porque nós, soldados, não temos direitos, mas apenas deveres a cumprir, e os deveres de um soldado resumem-se em um único, queimar o último cartucho e depois morrer”.
Os dias em que as tropas republicanas resistiram foram o suficiente para que o Marechal Floriano Peixoto guarnecesse a cidade de Itararé, em São Paulo, e preparasse a defesa para impedir o avanço de Gumercindo Saraiva em direção ao Rio de Janeiro.
Os restos mortais desses guerreiros, entre eles do General Gomes Carneiro, estão depositados no “Panteon dos Heroes”, um dos símbolos da Lapa e mais importante monumento cívico do Paraná.
História e Economia
Os primeiros moradores da cidade dedicaram-se às atividades de apoio aos tropeiros e à agropecuária, o que contribuiu e muito para o seu desenvolvimento. A Lapa foi um dos maiores polos de exploração e exportação de erva-mate e madeira, atividades fundamentais para a emancipação e desenvolvimento da província do Paraná. Um ramal ferroviário, passando pela cidade, foi inaugurado em 1891 e seus trilhos servem de caminho para o transporte de cargas até hoje.
A cidade expandiu nos anos de 1870 a 1895 devido à chegada de imigrantes de diversos países da Europa, como Itália, Alemanha, Polônia e Rússia. Na Colônia Mariental instalaram-se colonos russos e alemães; na Colônia Johannesdorf: russos, alemães e austríacos; na Colônia São Carlos: italianos; na Colônia Antônio Olinto: ucranianos e em Contenda: poloneses. Antonio Olinto e Contenda hoje são municípios.
Atualmente, a agropecuária é a base econômica da Lapa. Na pecuária, destaca-se a avicultura, que abastece uma indústria alimentícia de grande porte aqui sediada, sendo que os produtos são distribuídos por todo o Brasil e exportados para diversos países. Há também significativos rebanhos de bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Na agricultura, soja, milho, feijão e cebola são predominantes e diversos produtores dedicam-se à fruticultura, tornando o município o maior produtor de frutas de caroço do estado. Intensifica-se a diversificação da produção com a inclusão de hortaliças e a ampliação da agricultura orgânica.
A agroindústria familiar, com produção de derivados de leite, geleias, doces e panificação agrega renda significativa para as famílias. De acordo com a Realidade Agrícola elaborada pelo IDR - Paraná, o município da Lapa possui 2.450 estabelecimentos de agricultores familiares, 640 de agricultores patronais, 300 quilombolas, 4.000 trabalhadores rurais e 108 famílias de assentados da reforma agrária. O setor é impulsionado pela presença de cooperativas de grande porte e de agricultura familiar.
RIQUEZA CULTURAL
A Lapa tem o primeiro conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Paraná e os seguintes bens tombados individualmente: Igreja Matriz de Santo Antônio, Casa de Câmara e Cadeia, Theatro São João, casa onde faleceu o Coronel Gomes Carneiro, que hoje abriga o Museu Histórico, Casa Lacerda, Casa Vermelha e Casa da Memória. A área tombada abrange 14 quarteirões, com 235 lotes de formatos e dimensões bastante diversificados, que somam 23,41 hectares.
A cidade conta com a única Câmara de Vereadores no Paraná que mantém seu funcionamento em prédio original, a Casa de Câmara e Cadeia.
O Pantheon dos Heroes, onde estão sepultados militares que lutaram no Cerco da Lapa, é o único no país que atende ao critério que caracteriza o conceito de panteão: abrigar restos mortais de heróis. O Theatro São João é um dos dois teatros em estilo Neoclássico, internamente com "Palco Italiano" e o terceiro mais antigo do Brasil. A Lapa também é um dos poucos municípios que preserva a Carta de Sesmaria (documento passado pelas autoridades do Reino de Portugal para doar terras no Brasil).
Sua beleza arquitetônica vem sendo utilizada como cenário para comerciais, séries de TV e documentários (a exemplo de “Amor em Tempos de Guerra”) e filmes de curta e longa-metragem (“Cafundó”, “O Preço da Paz”, “Vítimas da Vitória”, “Paisagem de Meninos”), série "Insania" da GloboPlay e filme que conta a história de Mauricio de Souza, o pai da "Mônica". Também é o local onde se realiza o Festival de Cinema desde 2006. A cidade é fonte de estudos para pesquisadores de culturas populares. É da Lapa, por exemplo, uma das únicas Congadas (manifestação folclórica dos descendentes de escravos negros) ativas no Paraná. Saiba mais sobre a congada
IMIGRANTES
No final do século XIX, a Lapa iniciou um processo de expansão, tanto no Plano Cultural quanto no econômico. De 1870 a 1895, várias levas de imigrantes se fixaram na região. Na Colonia Mariental, instalaram-se os alemães-russos, constituindo vinte e uma famílias, assentadas sob a direção de Antônio Manoel da Cunha. Na colônia São Carlos, instalaram-se os italianos, em número de trinta famílias. Na Colônia Johannesdorf, foram assentadas vinte famílias de Russos brancos e austríacos sob direção de Joaquim Rezende Correia de Lacerda e vinte e seis famílias na Colonia Wirmond sob a direção de Francisco Manoel da Cunha Braga. E, por fim, 1894, na Colônia Antônio Olinto, foram assentados imigrantes provindos da Ucrânia, e, em Contenda os Transmigrados poloneses.
As colônias se formavam ao redor da cidade da Lapa e tinham por intuito a exploração agrícola, entretanto, a fixação dos imigrantes passou por momentos turbulentos, pelas dificuldades e discriminação, quando muitos deles manifestaram o desejo de voltar a sua pátria. Com o passar dos tempos a imigração atingiu seu objetivo, deslanchando e influenciando no crescimento demográfico e na alteração da composição da população. Não se pode negar de que a influência dos imigrantes nessa região, foi marcante nos costumes e tradição, pois o processo de imigração da Lapa, troce elementos de
renovação, influenciando os moradores antigos.